O ex-boxeador Adílson Maguila Rodrigues, que, segundo sua mulher, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer há dois anos, vem enfrentando problemas de memória gerados pela doença. Apesar disso, ele reluta em tomar os medicamentos inibidores dos sintomas. O Mal de Alzheimer é uma síndrome degenerativa do Sistema Nervoso Central que leva a perda de memória e de outras funções cerebrais. Não existe cura, mas o tratamento medicamentoso leva a um retardo na evolução do quadro e ganho de qualidade de vida.
"Há mais ou menos dois anos, o médico da família identificou a doença. Nós já desconfiávamos, pois ele vinha esquecendo onde colocava a chave, o celular", conta Irani, mulher do ex-boxeador há 26 anos. Segundo ela, Maguila tem dificuldades para recordar ou reconhecer alguns amigos, mas isso não acontece com familiares. "Ele está bem, vive normalmente. Essa doença é mais difícil para quem está próximo do que para a pessoa", diz.
Para o médico neurologista Luis Pascuzzi, a profissão de pugilista pode ter colaborado para o surgimento precoce da doença. "Dificilmente o Mal de Alzheimer surge antes dos 58, 60 anos. Os constantes impactos que ele recebia na região do crânio podem ter gerado microlesões cerebrais que contribuem para o surgimento dos sintomas", explica. Ainda de acordo com o especialista, não existe atualmente um diagnóstico preciso da patologia. "O médico faz uma série de exames e, na existência de todos os sintomas e nenhuma outra doença, diagnostica o Alzheimer por exclusão", diz. Isso levaria, segundo Pascuzzi, a um certo exagero no diagnóstico da doença. "Muitos médicos diagnosticam a síndrome em confusão a outros males cerebrais", finaliza.Demência pugilística
Demência pugilística (DP) é um tipo de doença ou demência neurodegenerativa, que pode afetar pugilistas amadores ou profissionais, bem como atletas em outros esportes que sofrem abalos. É também chamado de encefalopatia crônica do boxeador, encefalopatiatraumática boxer, demência do pugilista, lesão cerebral traumática crônica associada com o boxe (CTBI-B) e Punch-Drunk síndrome ("punchy '), e encefalopatia traumática crônica (CTE).
Sinais e sintomas da DP desenvolver progressivamente ao longo de um longo período de latência, por vezes, atingindo décadas, com o tempo médio de início sendo cerca de 12-16 anos após o início de uma carreira no boxe. A condição é pensado para afetar cerca de 15-20% dos boxeadores profissionais.
A condição é causada por repetidos golpes concussive e sub-concussive (golpes que estão abaixo do limiar de força necessária para causar uma concussão), ou ambos. Por causa da preocupação de que o boxe pode causar DP, há um movimento entre os profissionais médicos a proibição do esporte. Os profissionais médicos pediram que tal proibição já que logo na década de 1950
Sintomas
A condição, que ocorre em boxers que sofreram repetidos golpes na cabeça, manifesta-se como demência ou declínio na capacidade mental, problemas de memória, e parkinsonismo, ou tremores e falta de coordenação. Ela também pode causar problemas de fala e uma marcha instável. Pacientes com DP pode ser propenso a comportamentos inadequados ou explosivos e podem exibir ciúme patológico ou paranoia. Os indivíduos que apresentam esses sintomas também podem ser caracterizadas como "enérgico", outro termo para uma pessoa que sofre de DP.
Os cérebros dos pacientes DP atrofia e perder neurônios, por exemplo no cerebelo. O corticospinal ou via piramidal geralmente disfunções .
Doentes podem ser tratados com medicamentos usados para a doença de Alzheimer e Parkinson.
Casos Famosos
Joe Louis desenvolveu sinais de esquizofrenia paranóide que têm sido atribuídos ao abuso de cocaína, mas também pode ter um elemento genético (seu pai foi institucionalizado para a doença mental). Outros ex-pugilistas foram disse ter tido demência pugilística quando na verdade sofrem de nada pior do que um sotaque da classe trabalhadora e um comportamento rude, por exemplo, Rocky Graziano, Tony Zale.
No entanto, Jimmy Ellis, Floyd Patterson (que se demitiu da Comissão do Estado de NovaYork Athletic por causa de sua deterioração da memória), Bobby Chacon, Jerry Quarry,Quarry Mike, Wilfred Benitez, Emile Griffith, Willie Pep, Freddie Roach, Sugar Ray Robinson, Billy Conn, Joe Frazier, Fritzie Zivic e Meldrick Taylor parece ter sido realmente afetada pela doença.
Além disso, a doença de Parkinson de Muhammad Ali foi dito ser causada por sua carreira de boxe, mas própria de Ali médico Fredie Pacheco MDafirma em seu 'Doutor Luta' livro que condição Ali é muitas vezes mal interpretado e que Ali, de fato tem Síndrome de Parkinson. No entanto, este tipo de demência é precisamentediagnosticado apenas em autópsia, e as reivindicações de atletas aposentados não ter DP raramente são acompanhados pelos resultados da autópsia. Por outro lado, o diagnóstico da doença de Parkinson com base em observações clínicas é de 75-80% de precisão.