quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pesquisa científica sobre os efeitos do uso da testosterona




O texto que se segue descreve os benefícios e riscos da administração de testosterona com base em um ensaio clínico em humanos de 61 homens saudáveis, em 2001. O objetivo do estudo foi determinar a dose de dependência dos efeitos da testosterona sobre amassa magra e desempenho muscular. Neste estudo 61 homens, com 18 a 35 anos de idade foram divididos aleatoriamente em 5 grupos que receberam injeções semanais de 25, 50, 125, 300 e 600mg deEnantato de testosterona por 20 semanas.
Eles tinham experiências anterior em levantamento de peso de e níveis de testosterona normais. Sua ingestão nutricional foi padronizada e não realizaram qualquer treinamento de força durante o julgamento. Os dois únicos grupos que relataram os benefícios de construção muscular significativa foram os grupos 300 e 600mg, portanto qualquer dose menor que 300mg não será considerado neste ensaio. 12 homens participaram do grupo de 300mg e 13 homens do grupo de 600mg.
A administração de 600mg de testosterona por semana durante 20 semanas resultou nos seguintes benefícios:
  • O aumento da massa livre de gordura
  • força muscular
  • potência muscular
  • volume muscular
  • hemoglobina
  • IGF-1
As mesmas 600mg resultaram em 2 efeitos colaterais:
  • Aumento do colesterol HDL
  • 2 homens desenvolveram acne
A escala normal para Testosterona total em homens é de 241-827ng/dl, de acordo com Labcorp e 260-1000ng/dl, de acordo com a Quest Laboratories. A escala normal de IGF-1 está de acordo com Labcorp 81-225. O total Testosterona e IGF-1 foram tomadas depois de 16 semanas e resultou no seguinte:
Testosterona total
Grupo de 300mg: 1,345ng/dl um aumento de 691ng a linha de base
Grupo de 600mg: 2,370ng/dl, um aumento de 1.737ng da linha de base

IGF-1
Grupo de 300mg: 388ng/dl, um aumento de 74 ng da linha de base
Grupo de 600mg: 304ng/dl, um aumento de 77 ng da linha de base

A composição corporal foi medida após 20 semanas:
Massa magra por pesagem hidrostática
Grupo de 300mg: aumento de 5,2 kg
Grupo de 600mg: aumento de 7,9 kg

A massa de gordura por pesagem hidrostática
Grupo de 300mg: redução de 0.5 kg
Grupo de 600mg: redução de 1,1 kg

Volume muscular da coxa
Grupo de 300mg: aumento de 84 centímetros cúbicos
Grupo de 600mg: aumento de 126 centímetros cúbicos

Quadríceps volume muscular
Grupo de 300mg: aumento de 43 centímetros cúbicos
Grupo de 600mg: aumento de 68 centímetros cúbicos

Força no Leg Press
Grupo de 300mg: aumento de 72,2 kg
Grupo de 600mg: aumento de 76,5 kg

Força das pernas
Grupo de 300mg: aumento de 38,6 watts
Grupo de 600mg: aumento de 48,1 watts

Hemoglobina
Grupo de 300mg: aumento de 6,1 grama por litro
Grupo de 600mg: aumento de 14,2 gramas por litro

Plasma HDL Colesterol
Grupo de 300mg: diminuiu 5,7 mg/dl
Grupo de 600mg: diminuiu 8,4 mg/dl

Acne
Grupo de 300mg: 7 dos 12 homens desenvolveram acne
Grupo de 600mg: 2 dos 13 homens desenvolveram acne

Não houve mudanças significativas no PSA ou das enzimas hepáticas em qualquer dose de até 600mg. No entanto, efeitos a longo prazo da administração de andrógenos na próstata de risco cardiovascular e de comportamento e são desconhecidos. O estudo demonstrou que existe uma relação dose dependente com a administração de testosterona. Em outras palavras, quanto mais testosterona administrada maiores serão os efeitos de construção muscular e dos potenciais efeitos secundários.
Atendendo aos resultados do estudo e com base em anos de experiência pessoal, creio que o usuário iniciante pode seguramente usar de 300 a 600mg de enantato de testosterona ou cipionato por semana, durante 8 a 12 semanas. Porque é desejável que se mantenha os mesmos níveis sanguíneos de androgênios, e eu aconselho pelo menos 2 injeções iguais por semana sejam administradas.
O gráfico seguinte mostra que os picos de cipionato testosterona dentro de 1 a 2 dias após a injeção e cai para quase inicial por 10 dias. Portanto espera 7 dias entre as injeções de cipionato iria causar grandes flutuações nos níveis de andrógenos no sangue.
Farmacocinética da injeção de testosterona cipionato
Imagem
Figura: Farmacocinética da injeção de 200mg Cipionato de testosterona. Fonte: Comparação de testosterona, diidrotestosterona, hormônio luteinizante e hormônio folículo estimulante no soro após a injeção de testosterona enantato de testosterona ou cipionato. Schulte-Beerbuhl M, Nieschlag E. Fertility and Sterility 33 (1980) 201-3.

Se um usuário de primeira vez queria usar 500mg de cipionato por semana ele iria injetar 250mg na terça-feira e 250mg no outro no sábado, a cada semana durante 10 semanas. Ao injetar ésteres longos e pesados como cipionato com essa freqüência que tendem a ter menos acne do que a administração de 1 injeção por semana.
Há uma série de ésteres, que oferecem diferentes tempos de liberação. Os ésteres de acetato ou propionato prolongam o tempo de liberação de testosterona a poucos dias. Em contraste, um éster decanoato prolonga a liberação de testosterona cerca de 3 semanas. Os ésteres enantato de testosterona e cipionato são quase idênticos.
O uso de um éster permite uma programação de injeção menos freqüente do que um com uma base de testosterona em suspensão, que não tem nenhum éster em tudo e é rapidamente metabolizado pelo seu sistema após a injeção.
Os tempos de liberação publicados não são exatos e muitas vezes são baseados em uma única injeção não muitas injeções múltiplas, que podem atrasar a liberação do hormônio. Outros fatores afetam o tempo de liberação de ésteres tais como o tecido cicatricial, o grupo de músculos injetados. Apenas um teste de sangue pode confirmar quando o hormônio ativo está em seu sistema.
Não apenas o efeito tempos de liberação dos ésteres, mas também a potência da testosterona como ésteres, fazem parte do peso de esteróides. Isso deve ser levado em conta no cálculo das doses. Quanto maior o tempo de liberação menos hormônio livre. Por exemplo propionato é de cerca de 15% mais potente por mg. Em comparação com o enantato, 500mg de propionato seriam equivalentes a 575mg de enantato.
O gráfico seguinte ilustra os equivalentes em base livre de vários compostos:
Imagem
Embora não tenha sido indicado no ensaio, durante ou após o ciclo de esteróide alguns homens são propensos a ginecomastia, que é a formação do tecido mamário como no sexo feminino. Isto é devido ao estrogênio excessivo, o corpo tenta equilibrar os hormônios sexuais. Um modulador seletivo do receptor de estrogênio ou SERM como o tamoxifeno pode ser utilizada de forma eficaz para combater a ginecomastia, uma vez que concorre para o receptor de estrogênio, que por sua vez, inibe os efeitos estrogênios. É altamente recomendável que um SERM estar disponível durante o tratamento de testosterona. 10 a 40mg por dia é uma dose eficaz, no entanto dosagem depende da quantidade de testosterona é administrada, bem como o próprio indivíduo.
A decisão de usar esteróides não deve ser tomada por impulso e deve ser a última consideração após a implementação de uma sólida formação nutricional e plano de recuperação. É aconselhável ter acompanhamento médico ao usar esses medicamentos.


Artigo fonte:
Testosterone dose-response relationships in healthy young men:
http://ajpendo.physiology.org/cgi/conte … 81/6/E1172

Nenhum comentário:

Postar um comentário